Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto de extensão realiza ciclo de debates para dialogar sobre feminismo, gênero, raça e etnia além de promover conscientização no IF Sertão-PE Campus Floresta

Discutir Gênero, raça e etnia de forma alinhada às inquietações das discentes negras do IF Sertão-PE Campus Floresta, por meio da realização de um ciclo de debates, esse é o objetivo principal do projeto de extensão Afrofem. De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, professora Marília Passos, a natureza do projeto é social “serão desenvolvidas, através da interdisciplinaridade, debates ético-políticos contra a sociedade opressora, racista e sexista, a partir de encontros temáticos mediadas pelas coordenadoras e pela bolsista do projeto, tendo como público-alvo mulheres discentes do IF Sertão-PE Campus Floresta”.

 

A aluna do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Campus Floresta, Luana Lisboa, é bolsista do projeto, e está entusiasmada com o planejamento das ações. “Pensar o desenvolvimento desse projeto está incrível! Muito aprendizado e gratidão! Estou muito ansiosa para os encontros, para os diálogos e trocas de conhecimentos com a comunidade. Esse projeto tem como objetivo levar conhecimento, acolher e dividir experiências sobre temas de raça/etnia e gênero que muitas vezes não são compreendidas corretamente. Por isso, pensamos no grupo Afrofem como um espaço de oportunidades para dividir essas angústias e refortalecemento identitário”, afirmou a estudante.

Entre os meses de abril e setembro serão realizados diversos encontros com os ciclos de debates, as estudantes interessadas em receberem em primeira mão os links para acesso aos eventos programados podem participar do grupo de WhatsApp criado para o projeto, ou ainda seguir o perfil do projeto no Instagram, o @afrofemdi,  espaço no qual outras temáticas relativas ao feminismo negro e sobre como as opressões de raça, gênero e classe se cruzam no dia a dia da sociedade, também serão tratadas, tudo com o objetivo de informar, conscientizar e fomentar o pensamento crítico.

“O objetivo consiste na promoção de debates sobre feminismo e racialidade, feminismos afrodiaspóricos, para possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico. Como resultados, espera-se a construção de um espaço educacional em que a reprodução de padrões estéticos e de comportamentos racializados seja repensada, com a finalidade de evitar situações de racismo e sexismo no âmbito do IF Sertão-PE e na região”, explica a coordenadora Marília Passos.

O primeiro encontro do Afrofemdi já está marcado, ocorrerá no próximo dia 28, a partir das 14h, via Google Meet, com um diálogo sobre o livro “O que é Lugar de Fala”, da filósofa Djamira Ribeiro, para fomentar a compreensão do que significa o termo Lugar de Fala e promover reflexões para discussão sobre as desigualdades. 

A professora Marília Passos complementa que de forma indireta promover essa experiência de diálogo e troca para futuras experiências pode, ainda que de forma indireta, abrandar casos de desrespeito ou violações aos direitos humanas e às especificidades socioculturais das alunas do IF Sertão-PE Campus Floresta, contribuindo ainda para diminuir o sofrimento e adoecimento psíquicos.


Luana Lisboa, aluna do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, é bolsista do projeto Afrofem, e convida as estudantes do campus Floresta a participarem do ciclo de debates

Para a bolsista Luana Lisboa é muito importante que as demais estudantes se sintam convidadas e participem dos encontros do projeto Afrofem, “visamos estabelecer através de diálogos bem fluídos temas profundos e importantes sobre a realidade que nos rodeia. Momentos de amparo e trocas como esse nos faz refletir criticamente sobre as opressões que nos limitam, nos calam e nos prejudicam. Assim, esperamos contribuir na construção de sujeitos que contestam mais e atuam contra essa sociedade tão desigual.”, explicou Luana.

1º encontro do Ciclo de Debates Afrofem

Tema: O que é Lugar de Fala?
Dia 28/04, das 14h às 15h
Local: Google Meet: https://meet.google.com/xfj-eczk-rgz

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005