Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFSertãoPE tem por finalidade fazer cumprir os aspectos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde-Ministério da Saúde, sobretudo, a  Resolução n.º 466/2012 e a Resolução n.º 510/2016, assim como quaisquer outras que venham a ser normatizadas. Compete a este colegiado avaliar todos os protocolos de  pesquisa, que envolvam os seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética a ser desenvolvida nos protocolos submetidos à sua avaliação. Para saber mais sobre as atribuições e competências deste comitê, acesse o seu regimento interno.


  

 

Comissão de Ética no Uso de Animais

É sabido que a utilização de animais continua sendo algo importante para o desenvolvimento de diversas pesquisas em alguns campos da ciência moderna. No entanto, com a Declaração de Cambridge, proclamada em 7 de Julho de 2012, no Reino Unido, a comunidade científica enfatiza a “senciência” em animais não humanos, deixando clara a capacidade que os animais têm de experimentar sensações e sentimentos. Assim, a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) foi criada com o objetivo de zelar e traçar diretrizes para que os princípios de bioética sejam observados nas atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas no âmbito da instituição. Para saber mais sobre as atribuições e competências desta comissão, acesse aqui o regimento interno.

Endereço e contato:

Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos

Rua Aristarco Lopes, 240, Centro Petrolina-PE, 56.302-100, 2.º andar, sala n.º 46

Telefone: (87) 2101-2364 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.