Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Rede Federal: Há 108 anos formando jovens para o mundo

Cinco regiões, 568 municípios atendidos, 644 unidades de ensino que promovem o conhecimento, as habilidades, a criatividade, o pensamento crítico e a formação cidadã de estudantes de diferentes situações socioeconômicas do País. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica celebrou neste sábado, 23 de setembro, 108 anos de trajetória educacional, preparando jovens para um mundo em constante transformação e profissionais para exercer atividades em ambientes cada vez mais diversificados.

 

Composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, a Rede Federal atua em diversos níveis da educação profissional e tecnológica. Atualmente, as instituições contam com 71.769 servidores (docentes e técnico-administrativos) e atendem cerca de 800 mil alunos em cursos presenciais e a distância.

O princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão permite o avanço em diferentes âmbitos pedagógicos, desenvolvendo o aprendizado a partir de experiências práticas e inovadoras em equilíbrio com o empreendedorismo, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o desenvolvimento profissional, sempre respeitando as assimetrias regionais.

Conectada com várias culturas e nações, a Rede Federal possui parceria com inúmeras entidades internacionais, possibilitando a mobilidade de estudantes e professores em uma sociedade contemporânea e plural, promovendo a diversidade de experiências e saberes.

Em mais um ano de comemoração, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Brandão, relembra a evolução da Rede ao logo dos 108 anos de existência. “Em 1909, as escolas formavam sapateiros, trabalhadores para indústria, hoje formamos cidadãos para o mundo, profissionais qualificados, preparados para atender aos desafios da tecnologia e da inovação. Isso mostra a capacidade e o impacto desta Rede centenária para a sociedade brasileira”.

História – Em 23 de setembro de 1909, o então Presidente da República, Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes Artífices com o objetivo de educar jovens em situação de vulnerabilidade social, dando início a história da Rede Federal. Até hoje, as instituições passaram por diversas mudanças, sendo a mais recente em 2008, quando foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

*Texto: Assessoria de Comunicação Conif

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350