Reitor do IF Sertão-PE participa de missão do Conif na Finlândia e em Portugal

O reitor pro tempore do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Adelmo Santana, e o Assessor de Relações Internacionais Wagner Pinheiro participaram, entre os dias 18 e 25 de setembro, de uma missão técnica organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Reitores e representantes da Rede Federal levaram um pouco das práticas educacionais do Brasil à Portugal e à Finlândia (Foto: Conif)

A missão levou-os à Europa, junto a gestores do MEC, reitores e representantes de várias instituições da Rede Federal, para conhecer os sistemas educacionais de Portugal e da Finlândia, observar a relação das universidades com as empresas e prospectar parcerias na formação de estudantes e servidores brasileiros.

A comitiva reunida em uma das visitas realizadas durante a missão (Foto: Conif)

Durante a visita, a delegação visitou, em Portugal, os campi do Instituto Politécnico do Porto e universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação envolveu reuniões, debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários. Para o reitor Adelmo Santana, participar da missão foi bastante enriquecedor. “A finalidade das visitas foi estreitar as relações da Rede Federal com os dois países, de forma que possamos abrir caminhos para estágio e mobilidade dos nossos alunos e capacitação dos nossos servidores”, destacou.    

Reuniões, debates e seminários fizeram parte da programação da visita (Foto: IFNMG)

Para a realização da missão, o Conif contou com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

O reitor Adelmo Santana com o Embaixador do Brasil na Finlândia, Antônio Francisco Da Costa e Silva Neto

Professores para o futuro – A visita esteve relacionada ao programa “Professores para o futuro”, promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2014 e 2015, quando 62 docentes realizaram intercâmbio de capacitação na Finlândia. No IF Sertão-PE, dois professores participaram da experiência: Alexandre Correia, do câmpus Petrolina, e Fabiana Augusta de Araújo, do câmpus Ouricuri. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia.

Com informações da ASCOM / Conif / IFNMG