Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE destaca cultura e culinária sertaneja no III FMEPT

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é uma das instituições participantes da terceira edição Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece no Centro de Convenções, em Recife, entre os dias 26 e 29 de maio. A instituição enviará uma comitiva com cerca de cem membros ao evento, entre alunos e servidores.

O IF Sertão-PE promoverá diversas Atividades Autogestionadas, entre relatos de experiências, atividades culturais e oficinas. Também contará com um estande, que funcionará no Pavilhão do Centro de Convenções nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 20h, e no dia 29 das 8h às 16h, com exibição de vídeos, distribuição de material institucional e degustação de produtos, além da exibição de projetos de Inovação Tecnológica. Alunos da instituição também irão participar da Mostra de Pôsteres, que acontece ao longo dos três dias de programação do evento.

O destaque da participação do IF Sertão-PE nesta edição do FMEPT são as atividades envolvendo o desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores e diferenciados. A professora do curso Tecnologia em Alimentos do câmpus Petrolina, Ana Júlia Araújo, exibirá no estande da instituição cocadas e sorvetes desenvolvidos a partir de frutos endêmicos da Caatinga, como a amêndoa do Licuri, palmeira tipicamente encontrada em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Também serão utilizados frutos o maracujá do mato e o umbu, frutas nativas do semiárido nordestino e resistentes à seca.

Outras atividades envolvendo gêneros alimentícios serão apresentadas pela docente Luciana Cavalcanti e estudantes pesquisadores do IF Sertão-PE. Sobremesas geladas contendo vinho tinto produzido no Vale do São Francisco, aguardentes de frutas na elaboração de coquetéis finos e soluções tecnológicas para o centenário doce de leite branco do município sertanejo de Afrânio serão apresentados durante o Fórum.  “Participar de eventos como este é importantíssimo para os alunos que desenvolveram estas pesquisas, pois eles aprendem a valorizar o próprio trabalho e trocam experiências com outros pesquisadores presentes no Fórum”, avalia a professora.

Outros câmpus do IF Sertão-PE também marcarão presença durante o evento, apresentando seu talento musical nas Atividades Culturais. O projeto “Tamarindus Jazz Big Band”, do câmpus Floresta, será apresentado no dia 27/05, às 15h40, no palco Pavilhão, enquanto “Os Choros do Rei do Baião: Tocando os Choros de Luiz Gonzaga em Sua Terra Natal” e “Coral Salgueiro”, respectivamente dos câmpus Ouricuri e Salgueiro, poderão ser vistos no dia 28, às 12h10 e 16h20, no Auditório Cultura (Pavilhão).

Texto: Larissa Lins / Ascom

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350