Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)

O relatório de gestão é um documento elaborado anualmente para atender uma exigência do Tribunal de Contas da União, ele é exigido para os diversos órgãos e autarquias que compõe a Administração Pública, logo além dos institutos federais, universidades, ministérios e outras diversas organizações públicas.
    O objetivo do documento é apresentar os resultados que a instituição alcançou ao longo do ano com base nos objetivos e metas traçados em seu planejamento estratégico, no caso do IF Sertão-PE, ele foi elaborado com base nas ações e metas traçadas para o ano de 2020 presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional.
    Em suma, o relatório de gestão consiste em uma importante ferramenta para que a instituição justifique sua relevância perante a sociedade, logo deve focar nos principais resultados que geram efetividade social, ou seja, que tem um impacto direto nos serviços prestados a sociedade que é quem financia o funcionamento da instituição.
    A elaboração do relatório é conduzida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que delegou esta atribuição Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico. As informações presentes no documento são fornecidas por todas as Pró-Reitorias e tem sua autenticidade assegurada pelos titulares das pastas, conforme declarações de integridade presentes no Anexo A do documento.
    Em 2020 tivemos a pandemia como um elemento novo, inesperado e impactante na execução do planejamento e inclusive para a manutenção das atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. O que demandou um esforço de adaptação tanto da nossa instituição quanto dos nossos alunos e seus familiares.
    Um ponto que impactou a elaboração de algumas partes do relatório foi a ausência dos dados coletados e divulgados pela Plataforma Nilo Peçanha (que é o ambiente oficial de coleta, validação e disseminação de estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).
    O Relatório de Gestão 2020 foi aprovado pelo Conselho Superior, na reunião extraordinária realizada no dia 29/06/2021, mediante a Resolução nº 30 de 30 de junho de 2021 e encontra-se disponível no site institucional.

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

O projeto Alunos Conectados será estendido até dezembro de 2021 para os Institutos Federais. O projeto, que foi desenvolvido por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e tem por objetivo fornecer pacote de dados para estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior a partir da Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que consigam desenvolver suas atividades acadêmicas fora da instituição de ensino. Até o momento, mais de 74 mil estudantes foram atendidos pela SESU com a entrega dos chips pelo projeto Alunos Conectados. Fonte deste conteúdo.

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)
A Diretoria de Gestão de Pessoas realizou no mês de junho processo seletivo simplificado para a escolha de candidatos a estágio remunerado não obrigatório. Ao todo, três vagas foram ofertadas: duas para estudantes de nível superior, sendo uma para qualquer graduação na área de informática e a outra para qualquer graduação em Comunicação Social. A outra vaga é para estudantes do ensino médio. Os estagiários atuarão junto ao Departamento de Educação a Distância e Gabinete da Reitoria. Confira a matéria completa aqui.

Equipe PRODI.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350