No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e a Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores durante esse período de pandemia da COVID-19:

Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI)

  1. Elaboração do Relatório de Gestão 2020 (exercício 2019)
  2. Realização de correções, de ajustes solicitados por setores e atendimento às recomendações da Procuradoria Federal na minuta do Regimento Interno da Reitoria do IFSertão-PE
  3. Realização de ajustes recomendados pela Procuradoria Federal e pelos gestores na minuta de atualização do Regimento Geral do IFSertão-PE
  4. Atualização do organograma institucional no sistema SIORG.
  5. Levantamento inicial de requisitos para a construção do projeto IFSertão-PE em números
  6. Elaboração da minuta da Instrução Normativa que versa sobre a criação, alteração ou extinção de unidades organizacionais no âmbito do IFSertão-PE
  7. Finalização do esboço metodológico do projeto de “consultoria administrativa interna” da reitoria
  8. Finalização do manual com conceitos básicos sobre mapeamento e modelagem de processos institucionais
  9. Levantamento inicial de requisitos e informações que irão subsidiar a propositura de um novo formato para a carta de serviços do IFSertão-PE
  10. Seleção de material didático para preparação de curso sobre mapeamento e modelagem de processos institucionais

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

  1. Elaboração de Notas técnicas
  2. Registros de aposentadorias e pensões
  3. Emissão de portarias
  4. Gestão da folha de pagamento
  5. Gestão de eventos de capacitações, incluindo afastamentos
  6. Atendimento a ações judiciais
  7. Gerenciamento de afastamento de servidores por motivo de saúde e outras ações de saúde e segurança dos servidores
  8. Criação de sistema de chatbot para atendimento virtual
  9. Elaboração de cartilha de cursos a distância para servidores
  10. Elaboração de planejamento para provimentos de cargos em 2021, via sistema quadro fixo do Ministério da Economia
  11. Associação SIORG X EORG conforme orientado pelo Ministério da Economia
  12. Planejamento do orçamento de pessoal para 2021
  13. Comissão para criação do Sistema de Desenvolvimento de Pessoas
  14. Elaboração de normativa para pagamento de gratificação de encargos de concurso e concurso

Diretoria de Gestão de TI (DGTI)

  1. Setor de Governança de TI: Elaboração dos Artefatos da IN01 sobre processo de contratação de solução WIFI.
  2. Setor de Governança de TI: Atualização da Norma,Fluxo e Manual de Planejamento da Contratação de TI
  3. Setor de Suporte / Redes / Sistemas: Atendimento ao pública via Web Conferência (Google Meet)
  4. Setor de Suporte: Implantação do Sistema de Gestão de Contratos Online
  5. Setor de Redes: Atualização da Política de Segurança da Informação e Comunicação
  6. Setor de Redes: Implantação do Serviço de E-Mail Institucional para Discente
  7. Setor de Redes: Reestruturação do DataCenter Reitoria
  8. Setor de Redes: Modelagem dos principais processos de TI
  9. Setor de Redes: Implementação do Sistema de Autenticação Centralizada
  10. Setor de Sistemas: Atualização do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP
  11. Setor de Sistemas: Desenvolvimento do Sistema de Assistência Estudantil
  12. Setor de Sistemas: Desenvolvimento do Portal do Servidor
  13. Webminar sobre Ferramentas da Federação CAFe (FileSender@RNP, Sistema de Web Conferência – Mconf e Acesso ao Portal CAPES).

Contato: Qualquer pessoa pode entrar em contato registrando sua demanda, pelos seguintes canais de comunicação:

Por Equipe PRODI.