Estudantes do IF Sertão-PE se preparam para viagem de estágio em empresa dos Estados Unidos

Depois de serem aprovados na seleção de estágio para a empresa norte-americana Amazon Produce Network, cinco estudantes dos câmpus Petrolina Zona Rural, Salgueiro e Floresta se preparam para tirar o visto. Os preparativos da última etapa do certame aconteceram nesta quinta-feira (15), com as presenças do assessor de Relações Internacionais do IF Sertão-PE, Fábio Vale, do diretor do campus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Junior da Cruz, e do sócio-fundador da Amazon, Gilmar Melo.

Na próxima quinta-feira (22), os estudantes estarão em Recife, onde serão entrevistados por funcionários do Consulado dos Estados Unidos. Até lá, vivenciam a expectativa de se unirem às três estudantes do IF Sertão-PE que embarcaram no último dia 28 para a cidade de Deptford, no estado de New Jersey.

“Eu quero voltar desse estágio com o maior conhecimento possível na área, na cultura e na língua [inglesa]”, ressalta o estudante do curso técnico em Agroindústria no câmpus Petrolina Zona Rural, Alexis Jhony da Silva. Colega de curso de Alexis e natural de Santa Maria da Boa Vista, José Nilson da Silva já está em contato com outros estagiários. “Eles sempre falam coisas boas em relação ao trabalho”, lembra ele.

A preparação aconteceu nesta quinta-feira (15) e envolveu cinco estudantes selecionados no último edital de estágio

Em relação à família, os estudantes relatam que, apesar do tempo e da distância, tiveram apoio incondicional. “Tem o vínculo, mas, mesmo com o coração na mão, meus pais sabem que tem de deixar eu ir”, afirma o estudante do curso técnico em Agropecuária do câmpus Floresta, Marcos Vinícius Leal.

Único estudante de graduação da comitiva, o aluno de Tecnologia em Alimentos do câmpus Salgueiro, Leandro Fonseca, avalia que as disciplinas cursadas no IF Sertão-PE podem contribuir com a área de atuação do estágio. “O tecnólogo em Alimentos atua em todo o processo de pós-colheita das frutas, conhecimento que vai ser fundamental no estágio”, ressalta.

“Vamos aprender também a maneira correta de produzir, comercializar e armazenar as frutas com controle de qualidade”, complementa o estudante do curso técnico em Agricultura do câmpus Petrolina Zona Rural, Alex Caetano de Moares.

Para o sócio-fundador da Amazon, Gilmar Melo, a parceria entre a empresa e o IF Sertão-PE, que em 2015 completa oito anos, é um componente importante na formação de técnicos e tecnólogos com conhecimento do mercado de exportação das frutas.

“Além de ter uma massa crítica de trabalhadores com essa experiência, a parceria está nos ajudando a estabelecer um banco de dados com informações sobre a qualidade da manga tratada pelo hidrômetro. Esse banco de dados vai servir como fonte de pesquisa para estudantes e professores do IF, além de toda a comunidade”, afirma ele.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IF Sertão-PE, Fábio Vale, a parceria tem trazido bons resultados para os estudantes do Instituto. “Através do contato com pessoas experientes e de culturas diferentes, os estudantes aprendem a ter mais responsabilidade e voltam com outra visão”, destaca ele.

A previsão é que os estudantes embarquem para os Estados Unidos na segunda semana de fevereiro. O tempo do estágio é de dois anos.