IF Sertão-PE abre Consulta Pública para mapear e disponibilizar dados de interesse prioritário para a sociedade

Com o intuito de mapear e disponibilizar os dados de caráter institucional de maior relevância para a sociedade e colaborar com os demais setores da administração pública, o IF Sertão-PE promove, a partir desta quinta-feira, 10 de maio, uma Consulta Pública com base na Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, cujo conteúdo integrará o Plano de Dados Abertos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

“Dados” são informações eletronicamente gravadas. Eles são considerados “abertos” quando são de fácil e rápido acesso em relação ao interesse da população e dos demais órgãos públicos, conforme institui o Portal Brasileiro de Dados Abertos, cujos critérios têm como base a definição da Open Knowledge International, que publica índices globais de dados, mapeando o estado dos dados abertos em todos os continentes.

De acordo com o coordenador de Governança da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Sertão-PE, Klemmerson Gomes, “o aumento do número de dados abertos disponibilizados pelo governo proporciona benefícios para a sociedade, como a ampliação da transparência e o empoderamento do cidadão, para a própria administração pública, como a economia de tempo e dinheiro nas respostas a pedidos de acesso à informação, além de um o melhor gerenciamento e reutilização de dados entre os órgãos”, explica o servidor, que também preside a comissão responsável pela elaboração de Inventário das Bases de Dados do IF Sertão-PE, bem como seu cronograma de abertura. A consulta é feita por meio de formulário cujo preenchimento dura, em média, cinco minutos.

Acesse aqui o formulário para participar da Consulta Pública para definição do conjunto de dados abertos do IF Sertão-PE.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro