Workshop sobre Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSertãoPE acontece pela primeira vez

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano promoveu, nos dias 24 e 25 de maio, o Workshop sobre Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSertãoPE por meio da Pró-Reitoria de Ensino, através da Coordenação de Políticas Educacionais. O evento, que ocorreu no Auditório da Biblioteca da Univasf, teve a participação de 130 servidores da Reitoria e dos 7 Campi, dentre Diretores e Chefes de Departamento de Ensino, Profissionais dos Núcleos Pedagógicos – Nupes, Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - Napnes, Coordenadores de Cursos e membros das comissões dos Campi relacionada à evasão, permanência e êxito dos estudantes.

O evento iniciou com uma recepção de boas-vindas proporcionada pela apresentação musical realizada pelo professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE, Yuri Ozires Sobreira de Oliveira.

Em seguida, foi composta a mesa de abertura do evento que contou com a participação da Reitora do IFSertãoPE, professora Leopoldina Veras, da Pró-Reitora de Ensino do IFSertãoPE, professora Socorro Tavares e dos convidados: o Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur Arêas, e da Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino também do IFF, Heise Cristine Aires.

A Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, reforçou a importância do evento para discutir permanência e êxito de nossos estudantes. Apontou que o acompanhamento sistemático da vida acadêmica dos estudantes é indispensável, de modo que seja possível observar os riscos e ameaças de evasão, utilizando de estratégias institucionais para saná-las. Para isso, é necessário  discutir a política de permanência e êxito, considerando os fatores apontados para que com o plano de ação, todos tenham condições de concluírem seus cursos com êxito e assim seguirem seu caminho.

No primeiro dia, no período da manhã, foi ministrada por Heise Cristine Aires Arêas a palestra “O bem-estar com êxitos de ensinar-aprender: um princípio para todos os planos estratégicos para permanência escolar na rede federal de educação”. Na palestra foram apresentados muitos exemplos, números e destacados vários pontos que são relevantes na permanência dos estudantes, como por exemplo, fortalecer a ideia de pertencimento na comunidade interna (alunos e servidores), adequar as metodologias aos diversos perfis de curso, tentar ofertar políticas de assistências que contemplem as necessidades da maioria, dentre outros assuntos.

Na tarde da quarta-feira (24), os presentes foram contemplados com a Palestra “Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito”, ministrada pelo professor Carlos Artur, que tem experiência no ensino, na parte administrativa tanto no IFF, quanto no Ministério da Educação. Ao final da palestra os participantes do evento puderam dialogar, tirar dúvidas e discutir sobre o que os convidados apresentaram durante o dia.

No segundo dia do evento, representantes dos Campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista puderam expor as atividades realizadas pelas comissões locais.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino do IFSertãoPE, professora Socorro Tavares, o evento alcançou seus objetivos, fomentando o debate acadêmico-científico sobre o tema na instituição, contribuindo na promoção de ações administrativas e pedagógicas para o aperfeiçoamento do Plano Estratégico para o Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto, em especial junto aos servidores dos Campi, de modo que possam auxiliar mais efetivamente no monitoramento e  redução do número da evasão.

O evento terminou com o repasse de informações pela Pró-Reitoria de Ensino sobre a Sistematização e orientações para reformulação do Plano Estratégico para o Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSertãoPE.

Com informanções de Roberta Duarte

Reitoria