Dignidade menstrual: IFSertãoPE distribuirá absorventes a estudantes em situação de vulnerabilidade social

Uma boa notícia para as estudantes do IFSertãoPE: na última segunda-feira (20), a reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina Veras, assinou o processo que dá início ao Projeto Dignidade Menstrual. Trata-se da distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e da realização de atividades, tais como rodas de diálogos e palestras com temas relacionados à saúde feminina, destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social do Instituto.

Compra dos absorventes agora está em andamento no IFSertãoPE

Um estudo preliminar realizado pelo IFSertãoPE revelou que mais de duas mil alunas poderão se beneficiar da distribuição de absorventes, garantindo que, no período menstrual, possam participar normalmente das atividades escolares. A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil (DPAE) estão à frente do Projeto Dignidade Menstrual, e pretendem contribuir para a permanência e êxito das estudantes na Instituição, proporcionando condições dignas para que possam frequentar o ambiente educacional sem quaisquer tipos de constrangimentos.

Conforme o relatório “Livre para Menstruar - Pobreza menstrual e a Educação de Meninas”, organizado pelo Movimento Girl Up e publicado em 2021, 28% das mulheres jovens já deixaram de ir às aulas por não conseguirem comprar absorvente. Quase metade delas (48%) escondeu que o motivo foi a falta de acesso a absorventes. Nesses casos, muitas estudantes chegam a perder 45 dias letivos por ano em decorrência da pobreza menstrual.

A distribuição dos absorventes será realizada pelas Coordenações de Assistência Estudantil dos campi, para cada pessoa identificada como em situação de vulnerabilidade social, durante o período inicial de 12 meses. A aquisição dos produtos já se encontra em andamento, de modo que em breve o Projeto poderá ter início, proporcionando mais dignidade e higiene para estudantes que menstruam no IFSertãoPE.