IFSertãoPE abre processo seletivo de mobilidade para estudantes de outras instituições de ensino superior

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou, nesta segunda-feira (23), o edital n.º 40/2022, que regulamenta o processo seletivo do Programa de Mobilidade Estudantil para ingresso no segundo semestre de 2022. As vagas são destinadas a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e de outros campi do IFSertãoPE. As inscrições para as disciplinas de cursos oferecidos pelo IFSertãoPE deverão ser efetuadas na própria instituição de ensino superior (IES) de origem do estudante, no período de 23 de maio a 3 de junho deste ano.


Para participar, os candidatos devem estar matriculados nos semestres 2021.2 ou 2022.1 em algum curso de graduação ofertado pela Uneb, UPE, Univasf, Facape ou por outro campus do IFSertãoPE. Em qualquer caso, é necessário ter concluído pelo menos 20% da carga horária do curso de origem, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no segundo semestre letivo de 2022 no IFSertãoPE e, finalmente, não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, conforme previsto no regimento da instituição de origem.

No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar requerimento preenchido e assinado (conforme anexo único do edital); cópias do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado; histórico escolar e comprovante de matrícula atualizados; e, adicionalmente, as ementas e os respectivos conteúdos programáticos das disciplinas que pretendam cursar no IFSertãoPE durante o período da mobilidade. 

Consoante os termos do edital, o processo seletivo terá início na instituição de ensino superior de origem do estudante, a qual realizará uma análise preliminar dos pedidos de inscrição e, na sequência, encaminhará a documentação dos candidatos para o IFSertãoPE. A análise das solicitações deverá ser concluída pela instituição de destino até 30 de junho e o resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 5 de julho. Já as matrículas serão realizadas entre os dias 6 e 8 de julho, exclusivamente de forma virtual.

Consulte o edital n.º 40/2022 acedendo a esta página.