Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE lança projeto que beneficiará produtores de ovinos no Sertão do São Francisco

Na próxima terça-feira (29), às 10h30, no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) lança um novo Projeto de Extensão, o “Supera São Francisco: resgatando a viabilidade da ovinocultura no Sertão Pernambucano”. Com recursos que chegam a R$ 2,5 milhões, provenientes da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o projeto será realizado em parceria com a EMBRAPA Caprinos e Ovinos (CE) e Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária-SBMV, com apoio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba- FUNETEC-PB". O objetivo é a superação de desafios na produção de carne ovina no polo produtivo do Sertão do São Francisco.

 

O projeto vai atuar, principalmente, no combate a verminoses de ovinos, mas promoverá também ações de capacitação nas áreas de "Cortes especiais de caprinos e ovinos", "Armazenamento de forragem", e "Planejamento estratégico da propriedade". Com previsão de duração de 12 meses e atendimento a 1.800 produtores de ovinos nos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, em Pernambuco e Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro na Bahia, o projeto “Supera São Francisco” visa, ainda, capacitar centenas de produtores e técnicos multiplicadores no uso de tecnologias. 

Estão previstos também diversos serviços que beneficiarão os produtores, tais como a estruturação de uma unidade avançada de apoio laboratorial no campus Petrolina Zona Rural, essencial para a adoção de tecnologias, permitindo alterar o patamar tecnológico desta região com a realização de análises contínuas para mapeamento da incidência de parasitoses; adoção de um programa antiparasitário com foco no controle da verminose gastrintestinal; associados a um serviço de assessoramento nutricional para análise de alimentos e orientação na formulação de dietas de baixo custo e confecção de cortes especiais de carne ovina para agregação de valor. Todas as ações serão realizadas sem custos para os produtores participantes. 

Alunos do IFSertãoPE serão beneficiados com cerca de 20 bolsas de estudos para atuação nas ações do projeto. Outras informações serão repassadas à comunidade no lançamento do projeto. Será necessário apresentar carteira de vacinação contra a Covid-19 atualizada para participar do lançamento. Saiba mais sobre o Projeto clicando aqui.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350