IFSertãoPE e Unifica promovem campanha alusiva ao “Março Lilás”

Neste mês de março, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), juntamente com o Comitê Nacional de Saúde e Qualidade de Vida dos Institutos Federais (Unifica), promove o “Março Lilás”. Tendo como referência o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a campanha tem como objetivo divulgar informações gerais sobre a prevenção e o controle do câncer de colo de útero, alertando a população feminina sobre os principais sinais e sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Neste contexto, a equipe que compõe o Unifica elaborou uma cartilha contendo uma série de informações sobre o assunto, explicando as principais características da doença, as suas formas de prevenção, controle e diagnóstico, dentre outras. A coordenadora de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho do IFSertãoPE, Wyara Espírito Santo, que também é membro do Unifica, ressalta que “o fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é [hoje] uma das metas principais da saúde pública”.

“É importante que todas as mulheres sejam alertadas sobre este tipo de câncer, que na grande maioria das vezes é evitável”, avalia Wyara.  “A prevenção e a detecção precoce são reconhecidas mundialmente como áreas-chave nas quais devemos atuar insistentemente para reduzir a incidência e a mortalidade por neoplasias malignas”, explica a coordenadora.

Clique aqui para aceder ao conteúdo da cartilha.