Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE promove mesa-redonda virtual “Educação antirracista e equidade étnico-racial” nesta segunda (22)

Uma mesa-redonda virtual promovida pelas Pró-reitorias de Ensino (Proen), de Extensão e Cultura (Proext) e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IFSertãoPE celebrará o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro. Intitulado “Educação antirracista e equidade étnico-racial”, o evento será transmitido nesta segunda-feira (22), das 15h às 17h, pelo canal IFSertãoPE TV Oficial no Youtube. As inscrições seguem abertas até segunda pela plataforma IFEventos (clique aqui).   

A mesa-redonda contará com as presenças dos educadores e quilombolas Antônio João Mendes (Antônio Crioulo) e Givânia Maria da Silva, ambos vinculados à Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), além das professoras do IFSertãoPE Edivânia Granja e Márcia Farias, que desenvolvem pesquisas na área de história africana e patrimônio do sertão e com comunidades quilombolas e povos indígenas.    

A proposta é debater abordagens educacionais que priorizem ações antirracistas, de modo a conscientizar a comunidade acadêmica acerca da temática e apresentar experiências vivenciadas por cada um dos participantes nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.  

“Será possível ainda socializar práticas educativas adotadas nos cursos médio integrados, subsequentes, graduações e pós-graduações, inclusive aquelas relacionadas à Especialização de Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen.  

Durante a transmissão, o público poderá encaminhar perguntas pelo chat para serem  respondidas após as apresentações dos integrantes da mesa-redonda. Os participantes inscritos receberão certificado.  

A seguir, um breve currículo dos integrantes da mesa-redonda virtual:  

  • Givânia Maria da Silva - Educadora e quilombola. Graduada em Letras e especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda do curso de Sociologia na UnB. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB), Grupo de Estudos Mulheres Negras, Cauim e Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais. É membra fundadora da CONAQ e associada da Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negras (ABPN), onde coordena o Comitê Científico: Quilombos, territorialidades e saberes emancipatórios. Atualmente é professora voluntária da FUP/UnB e membra do Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030.  
  • Antônio João Mendes (Antônio Crioulo) - É originário do Território Quilombola de Conceição das Crioulas, comunidade localizada no Sertão central do município de Salgueiro. Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc) e cursa Mestrado em Diáspora Africana na Universidade de Pernambuco (UPE). Atua como educador popular, ativista dos Direitos Humanos e coordenador-executivo da CONAQ.  
  • Edivânia Granja da Silva Oliveira - Doutoranda em História Social pelo Dinter UFCG/USP. Mestre em História pela UFCG. Especialista em História pela UPE e em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em História pela UPE. Atualmente é professora de História do IFSertãoPE. Desenvolve pesquisa com comunidades Quilombolas e Povos Indígenas na área de História Ambiental e Educação.  
  • Márcia Farias de Oliveira e Sá - Mestranda em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Letras e História pela Fachusc. Especialista em Gestão da Educação Básica pelo ISES e mestra em Educação pela UFBA. Atualmente é professora de História no IFSertãoPE e desenvolve pesquisas na área de história africana e patrimônio do sertão, vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET) e coordenadora do  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABI).  

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350