Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, recebe a Medalha Senador Nilo Coelho

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Maria Leopoldina Veras Camelo, recebeu, durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira (09) na Câmara de Vereadores de Petrolina, a Medalha Senador Nilo Coelho, a mais alta honraria concedida pelo município. A homenagem foi entregue pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho.

Leopoldina Veras discursa durante cerimônia de entrega da Medalha Senador Nilo Coelho

A professora Leopoldina Veras foi agraciada com a medalha em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, durante a sua trajetória como educadora. Vivendo em Petrolina desde 2008, quando começou a atuar como professora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras é natural de Tauá, no Ceará, e doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará, além de ser certificada em educação executiva pela Escola de Gestão da Universidade de Harvard.

No IFSertãoPE, a professora Leopoldina Veras exerceu a função de diretora de Ensino do Campus Petrolina, quando atuou para as conquistas de projetos importantes para os estudantes de Petrolina, como o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Em 2015, foi eleita reitora do IFSertãoPE, assumindo o cargo em 2016. Logo se destacou entre os dirigentes da Rede Federal e foi escolhida para coordenar a Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Além disso, a professora Leopoldina Veras representa o Ministério da Educação no Conselho Superior do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). É também conselheira do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e do Programa Transforma Petrolina.

A solenidade foi prestigiada por autoridades, amigos e familiares

Leopoldina Veras representou a Rede Federal em grandes eventos internacionais, como a Conferência Regional da Educação Superior da América Latina, que aconteceu em Córdoba, na Argentina, realizado pelo Instituto Internacional de Ensino Superior na América Latina e no Caribe, da Unesco; e a Semana de Aprendizagem Móvel UNESCO/UNEVOC, que ocorreu em Paris, na França.

Por todos estes serviços prestados à educação em Petrolina e no Brasil, a reitora do IFSertãoPE já foi homenageada diversas vezes. Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ela recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento; em Petrolina, recebeu o título de Amiga do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada e a Medalha de honra ao Mérito Josepha Coelho, da Câmara Municipal.