Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Propip firma parceria com empresas para garantir o retorno com segurança das atividades laboratoriais

A Instrução Normativa nº 2/2020, que institui o regulamento de atividades remotas e acadêmicas do IF Sertão-PE, prevê a possibilidade do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, mediante avaliação, pelos coordenadores dos projetos, das condições de risco para a execução. Para garantir a segurança dos pesquisadores e bolsistas em atividades desenvolvidas nos laboratório dos sete campi, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) firmou uma parceria com duas empresas da região: a Agrovale, doadora de álcool, e a Fazenda Eldorado, que doou as embalagens.

O álcool líquido 70% já começou a ser distribuído entre os laboratórios dos campi

Com o apoio dos técnicos de laboratório e estudantes de Química do campus Petrolina, os itens doados foram transformados em artigos essenciais para o cumprimento de um importante preceito do protocolo de biossegurança da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para o funcionamento dos laboratórios: a manutenção da limpeza e desinfecção do ambiente a cada duas horas.  

O material produzido será enviado nesta terça-feira (11) aos laboratórios dos sete campi da instituição. O álcool líquido 70% é produto fundamental no combate a vírus e bactérias presentes em superfícies e ambientes. E, além desse aliado, é indispensável lavar as mãos com água e sabão e cumprir as outras recomendações do protocolo de biossegurança para o funcionamento dos laboratórios. 

Técnicos de laboratório e estudantes de Química produziram o álcool líquido 70% 

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Luciana Cavalcanti, as regras do protocolo de biossegurança não diferem muito daquelas que são obedecidas por quem já trabalha em laboratório. Mesmo assim, é indispensável redobrar a atenção. “Pedimos aos pesquisadores que sejam cuidadosos quanto aos procedimentos indicados e procurem organizar suas atividades, de forma que possam trabalhar em número reduzido de pessoas por vez nos laboratórios. É importante que os comitês internos possam colaborar com esta organização”, afirmou.  

Confira os itens do protocolo de biossegurança para atividades laboratoriais clicando aqui

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350