Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Software de gestão de eventos utilizado pelo IF Sertão-PE foi desenvolvido por aluno da Instituição 

O IF Sertão-PE dispõe de um sistema de gerenciamento de eventos acadêmicos e científicos, o “IFEventos”. Desenvolvido pelo aluno do curso de Licenciatura em Computação do campus Petrolina e bolsista do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) Fábrica de Softwares, Jedson Melo, com o apoio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), este é mais um dos programas criados por alunos ou servidores e utilizados como soluções de tecnologia na Instituição. 

 

Sistema já foi utilizado em mais de 10 eventos

O “IFEventos” teve sua primeira utilização, ainda em fase de testes, na Jince 2017, realizada no campus Serra Talhada. De acordo o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IF Sertão-PE, Hamilton Junior, desde então o sistema foi aperfeiçoado e se consolidou, tendo sido utilizado em mais de dez eventos institucionais. O software possibilita e facilita o gerenciamento de eventos, permitindo o cadastro, controle e cronograma dessas atividades, controle e presença de inscritos, geração e autenticação de certificados e crachás, dentre outras funcionalidades. “O sistema proporciona aperfeiçoamento na gestão de eventos uma vez que centraliza as informações”, explica Hamilton. Dúvidas sobre a utilização do software podem ser retiradas com os setores de Extensão do Instituto, cujos servidores já receberam as orientações e treinamentos sobre o programa. 


Jedson atuou como estagiário da DGTI e bolsista da Fábrica de Softwares

Para Jedson, que coincidentemente também atuou como estagiário na DGTI, a experiência de ter desenvolvido todo o software, desde o início até o processo de aperfeiçoamento, ao longo dos anos de 2016 e 2017, foi enriquecedora. “Foi um processo muito interessante, pois tive a oportunidade de atender uma demanda real e desenvolver um sistema grande, para todos os campi e a Reitoria do IF Sertão-PE. Como sou aluno da Licenciatura, o estágio obrigatório do curso é em sala de aula, então com este programa, vou me formar também com experiência de desenvolvedor de softwares”, afirma. 

Professora Jussara falou sobre a importância da experiência para o aluno desenvolvedor

A coordenadora da Fábrica de Softwares e docente do campus Petrolina, Jussara Moreira, fala sobre outro aspecto importante da experiência. “Já demos início ao processo de registro do sistema no nome do aluno, e inclusive outras Instituições já demonstraram interesse em utilizar o sistema desenvolvido aqui”, complementa, aproveitando o momento para destacar a contribuição dos servidores ligados a Eventos e Extensão na Instituição ao longo do desenvolvimento do software. Jussara também explicou a relevância do Projeto Fábrica de Softwares. “A ideia é que os estudantes desenvolvam soluções para clientes reais, utilizando todo o conhecimento que eles adquirem ao longo do curso”, destaca a coordenadora. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350