Professores do IF Sertão-PE já dispõem de Planos Individuais de Trabalho (PITs) e Relatórios Individuais de Trabalho (RITs) totalmente informatizados

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) anunciou, nesta quinta-feira (21), o funcionamento, em definitivo, do novo sistema informatizado de planejamento e avaliação das atividades acadêmicas do IF Sertão-PE. Com a efetivação do sistema PIT/RIT, desenvolvido pelos profissionais da DGTI, os professores do Instituto Federal passaram a dispor de uma ferramenta informatizada para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho (PITs) e Relatórios Individuais de Trabalho (RITs), concedendo maior agilidade ao processamento, organização e consulta das atividades e práticas de ensino desenvolvidas em cada semestre letivo.

Sistema informatizado para preenchimento do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório Individual de Trabalho (RIT) facilitam o planejamento e a execução dos processos de ensino e aprendizagem.

Com o novo Sistema PIT/RIT, os docentes não precisam mais preencher formulários em papel e podem acessar e alimentar remotamente todos os dados e informações relativos às disciplinas, turmas, carga horária, elaboração de material de ensino, produção e correção de instrumentos de avaliação, atendimento ao discente, orientação e participação em bancas, visitas técnicas, atividades de extensão, pesquisa e inovação, além de atividades de gestão institucional, de representação e de apoio ao ensino, dentre outras que consubstanciam os trabalhos docentes.

Sistema agrega informações estratégicas que auxiliam o planejamento dos professores. 

O analista de Tecnologia da Informação da DGTI, Fernando Cardia, explica que a criação do sistema informatizado de PITs e RITs faz parte do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da DGTI para o Instituto Federal e tem como embasamento a Resolução nº 22/2016, do Conselho Superior, que dispõe sobre o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das atividades de ensino, extensão, pesquisa, inovação, gestão institucional e de representação dos professores do ensino básico, técnico e tecnológico do IF Sertão-PE. “O Sistema PIT/RIT permite um acesso rápido às informações de planejamento e execução das atividades do docente e um melhor acompanhamento pelos coordenadores de curso e diretorias de Ensino”, afirma Cardia.

Tela Inicial do Sistema PIT/RIT. Acesso rápido e otimização das atividades docentes.

O sistema funciona de maneira integrada, de modo que os dados do PIT são salvos automaticamente no RIT do semestre posterior, para que o docente verifique se o planejamento foi seguido à risca, se houve alterações justificadas ou substituição de atividades acadêmicas durante o semestre anterior. O Sistema PIT/RIT possibilita ainda a migração de dados do Sistema de Apoio à Gestão Educacional (Sage), ferramenta utilizada pelos estudantes para acesso às informações acadêmicas. Ainda de acordo com o analista de TI, “o sistema PIT/RIT permite anexar documentos em formato PDF e futuramente haverá um acervo de dados do PIT/RIT aberto à comunidade”. O período de treinamento foi iniciado em março de 2017 e o projeto piloto foi implementado inicialmente no campus Santa Maria da Boa Vista. “No início deste ano o sistema foi aberto aos testes e sugestões, quando foram gerados 181 PITs. Já no segundo semestre de 2017, foram registrados, até a data desta publicação, 277 PITs, o que demonstra que houve uma boa aceitação por parte do corpo docente”, avalia Cardia. Levando-se em consideração que dos 478 professores que formam atualmente o corpo docente do IF Sertão-PE, há os que se encontram em afastamento para qualificação, os que se afastaram por motivos de saúde ou outros impedimentos, verifica-se que a adesão ao Sistema PIT/RIT tem sido gradual e contínua.