Parceria permite que o IF Sertão-PE emita gratuitamente os próprios certificados digitais

Por iniciativa da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), o IF Sertão-PE passará a emitir certificados digitais válidos para seus principais sistemas administrativos e acadêmicos. A ação é fruto de uma parceria firmada entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Autoridade Certificadora GlobalSign, fornecedora de certificados digitais. Agora, estão sendo emitidos certificados a custo zero para as instituições clientes da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu).

Antes do acordo, os institutos federais precisavam comprar os certificados referentes a seus domínios. Cada um deles custava em média R$ 1 mil e tinha validade de apenas um ano. Com a parceria, as instituições clientes podem emitir gratuitamente os próprios certificados digitais.

Entre outras vantagens, a emissão de certificados válidos garante a autenticidade da página, evitando os alertas que os navegadores exibem de conexão não confiável, quando acessado um site https, gerando insegurança ao usuário.

O serviço teve seu piloto iniciado no primeiro semestre de 2014 e, a partir de outubro, foi disponibilizado para as demais instituições. O teste dentro do instituto foi realizado durante um ano. Nesse período, foram examinados o processo de adesão, o suporte e a emissão do certificado, além da sua utilização nos servidores da reitoria.

Outros benefícios:

• Compatibilidade universal com browsers, aparelhos celulares e dispositivos móveis em geral;
  • Certificados emitidos com validade de um, dois ou três anos;
  • Um único certificado protege a versão www e a versão não-www do domínio;
  • Segurança SSL de 2048 bits: todos os dados enviados pela internet se beneficiam dos mais altos níveis de proteção disponível.

Páginas do IF Sertão-PE que possuem o certificado:

1. sistema.ifsertao-pe.edu.br/sage/santamaria/
  2. sistema.ifsertao-pe.edu.br/sage/serratalhada/