Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Comitê Gestor de Segurança da Informação divulga campanha "Evite problemas no futuro. Faça Backup"

Você já deve ter se deparado por aí com a palavra "backup" ao mexer no seu celular, nos aplicativos ou no computador. As configurações do sistema ou dos programas volta e meia sugerem isso. Mas, afinal, o que é backup? O Comitê Gestor de Segurança da Informação através desta campanha irá elucidar.

 

Você faz backup no seu equipamento? Diversas situações podem colocar seus arquivos em risco: seu computador ou celular podem quebrar, você pode deletar arquivos por engano, sofrer com atualizações mal sucedidas ou mesmo uma invasão. Imprevistos acontecem e, por isso, é importante ter uma cópia dos arquivos que você considera importantes, para que sejam recuperados se necessário. Isso é o backup.

Existem diversas maneiras de realizar o backup: por meio de programas integrados ao sistema operacional, de aplicativos específicos, salvando os arquivos em um pendrive ou HD Externo, ou até mesmo enviando uma cópia para seu e-mail ou repositório externo de arquivos (na “nuvem”).

A nuvem é um serviço totalmente online no qual seus arquivos são armazenados em um servidor, ou seja, fora de um aparelho físico. Nesse tipo de armazenamento, você consegue acessar seus dados a qualquer momento e em qualquer lugar. Basta acessar a sua conta de nuvem em um navegador de internet ou app. Os serviços do tipo mais famosos são Google Drive, iCloud, Dropbox, One Drive, entre diversos outros.

Já o HD externo, como o nome já diz, é uma memória, ou seja, um espaço de armazenamento, em aparelho físico. É uma ótima opção para armazenar uma grande quantidade de arquivos. O seu ponto negativo é que o aparelho pode falhar, assim como qualquer outro, ocasionando a perda das informações.

De quais dados devo fazer um backup?

Das coisas que julga importante e que não quer perder de jeito nenhum, por exemplo, conversas no WhatsApp, arquivos, fotos e vídeos, contatos e calendário no iOS e no Android. Além de backup no celular, sugerimos que também faça em seu PC. Afinal, os dados também podem ser perdidos. Você pode usar tanto a nuvem quanto o HD externo.

Fontes:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/04/11/o-que-e-backup.htm

https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/seguranca/backup

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350