Boletim Eletrônico - nº 69 - Ano II
Petrolina, 20 de outubro de 2017
Divulgada a programação final e o linque de inscrições para a Jince/JID 2017

A partir desta quarta-feira (18) está disponível a programação final da XII Jornada de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, VI Jornada de Trabalhos de Extensão e V Jornada de Iniciação à Docência do IF Sertão-PE. O evento terá como tema “Ciência, Cultura e Educação transbordando o Vale do Pajeú” e será realizado no período de 25 a 27 de outubro, no campus Serra Talhada. A programação das Apresentações Orais está organizada de acordo com os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, áreas e modalidades. Durante o evento acontecerão ainda palestras, oficinas, minicursos, mostras de trabalhos, visitas técnicas, lançamento de livros, exposições e atividades culturais.
Leia mais
Professora relata como enfrentou o câncer de mama

Neste mês de outubro, mês do movimento de estímulo à participação da população no controle do câncer de mama, a professora do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Mary Ann Saraiva Bezerra, aceitou contar sua história. Uma história de fé, determinação e muita vontade de viver. “Eu já tinha metástase. Eu tive muita sorte. Quando eu descobri o câncer de mama descobri num estadiamento chamado ‘3D’, no qual a chance de viver dois anos é cerca de 60%, de viver 11 anos é nem um por cento. Mas eu sempre digo que nessas contas estatísticas o homem precisa colocar um componente chamado Deus”.
Leia mais
Visitação de estudantes de escolas públicas ao campus Petrolina marca início das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos de diversas escolas estiveram, nesta quarta-feira (18), no campus Petrolina do IF Sertão-PE para conhecerem a estrutura do campus e as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo instituto. Professores e monitores recepcionaram e realizaram experimentos com os discentes, que participaram com perguntas. A ação faz parte das atividades da Semana da Ciência e Tecnologia, que terá a próxima quarta-feira (25) como o Dica C da Ciência, data escolhida para impulsionar a divulgação da ciência brasileira e que envolve universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia públicos, que já estão nos preparativos para sensibilizar e informar a população sobre os seus feitos.
Leia mais
Campus Salgueiro terá I Workshop de Inovação Tecnológica

Incentivar o empreendedorismo acadêmico e promover a aproximação entre pesquisadores, empreendedores e o mercado são os objetivos do I Workshop de Inovação Tecnológica do Sertão Pernambucano, que o campus Salgueiro do IF Sertão-PE promoverá de 23 a 25 de outubro. O evento tem apoio do Banco do Nordeste, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e contará com mais de 30 atividades entre palestras, minicursos, oficinas e mesa redondas.
Leia mais
Inscrições abertas para bolsas de doutorado e auxílio moradia a docentes do IF Sertão-PE

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) divulgou, na quarta-feira (18), o edital n° 56/2017, referente ao processo seletivo para a concessão de bolsas de doutorado e auxílios moradia do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral) da Capes. Serão concedidas cinco cotas de bolsas de doutorado e auxílio moradia, respectivamente, nos valores mensais de R$ 2.200 e R$ 1.100. Para concorrer, os docentes do IF Sertão-PE devem estar matriculados em programa de pós-graduação de Instituições Nacionais, reconhecido pela Capes, com conceito igual ou superior a 4, nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Ciências Humanas.
Leia mais
IF Sertão-PE firma acordo de cooperação técnica com instituição da Guiana Francesa

O IF Sertão-PE firmou, nesta quinta-feira (19), acordo de cooperação técnica com o Lycée Polyvalent Melkior et Garré, da Guiana Francesa. Em solenidade realizada no campus Petrolina Zona Rural, as duas instituições reforçaram o interesse na parceria, que tem como principais objetivos a realização de visitas técnicas e intercâmbio de conhecimentos. Até o próximo domingo (22), o campus Petrolina Zona Rural acolherá uma delegação guianense, composta por dois professores e dez alunos do Lycée citado, que terão a oportunidade de conhecer sobre a agricultura local, produção animal, vegetal e manejo agroecológico.
Leia mais
Projeto de Extensão “Revelando a Caatinga” trouxe palestra e mostra fotográfica ao campus Serra Talhada

Na tarde de ontem (18), foi realizada no auditório do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE a etapa final do projeto de Extensão “Revelando a Caatinga”, coordenado pela professora de geografia, Andrezza Monteiro. O momento contou com a presença dos servidores e estudantes que colaboraram com a realização do projeto. O projeto consistiu em levar os estudantes ao Parque Estadual Mata da Pimenteira, onde eles puderam fotografar e entrar em contato com a área preservada, bem como analisar aspectos da biodiversidade da região. No auditório, todos puderam apreciar as fotografias feitas durante a visita ao Parque e ouvir os relatos das experiências dos colaboradores.
Leia mais
Ação de prevenção é realizada pelo campus Floresta, no mês de conscientização sobre o câncer de mama

No campus Floresta do IF Sertão-PE a temática Outubro Rosa será tratada em evento, nos dias 24 e 25. A realização é do Setor de Assistência à Saúde e Coordenação de Políticas de Assistência ao Educando do campus, e o objetivo é alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e importância do diagnóstico precoce. Para isso, no dia 24, o auditório do campus Floresta se transformará na Sala Rosa, espaço temático especialmente preparado em prol da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.
Leia mais
Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
Assessoria de Comunicação - (87) 2101.2358 - ascom@ifsertao-pe.edu.br