Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores da Reitoria e do campus Petrolina participam de ações de prevenção e promoção à saúde 

Uma manhã dedicada ao bem-estar e aos cuidados com a saúde. Essa foi a proposta da Feira de Saúde, realizada pelas Comissões de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor da Reitoria e do campus Petrolina do IF Sertão-PE na última sexta-feira (7). O evento, alusivo ao Dia Mundial da Saúde, contou com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Instituto Embelleze. 

A Feira de Saúde foi também uma oportunidade de atualizar a maquiagem

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, e o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, deram as boas vindas aos participantes da Feira de Saúde e destacaram a importância do evento. “É um dia muito importante porque nós temos que alertar a nossa comunidade para o cuidado com a saúde. Sem saúde, a gente não trabalha, nem vive em harmonia com os nossos familiares”, destacou Fabiano.

A avaliação antropométrica foi uma das mais solicitadas pelos servidores e estudantes

Para a reitora Leopoldina, iniciativas que envolvem o cuidado com a saúde precisam ser rotineiras. “Como instituição de ensino, temos de estar preocupados com a formação cidadã de nosso aluno e com a necessidade de o servidor olhar para si e saber se cuidar”, lembrou ela, acrescentando que o tema escolhido este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, a depressão, é um ponto muito delicado. “Nós temos que olhar internamente para a instituição e cuidar de nossos colegas e de nossos alunos”, ressaltou. 

Ainda no início da manhã, muitos estudantes e servidores compareceram ao pátio do campus Petrolina para os diversos serviços oferecidos: vacinação contra Hepatite B, Tétano e difteria, Sarampo, Rubéola e Caxumba, avaliação nutricional, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, aplicação de flúor, oficinas, barbearia, cabelo e maquiagem. 

Alguns estudantes e servidores aproveitaram para atualizar a lista de vacinas

Analista de Tecnologia da Informação na Reitoria, o servidor Klemmerson Amariz Gomes participou da vacinação, avaliação nutricional e teste de glicemia. Para ele, a preocupação com a saúde é extremamente importante e muitas vezes negligenciada pelos servidores e pelas pessoas em geral. “Essa iniciativa da comissão permite que a gente pare um dia do trabalho e se preocupe não só com as nossas atividades cotidianas como também com a prevenção à saúde”, afirmou. 

Foi o que fez o estudante do curso técnico em informática do campus Petrolina, José Celso Júnior. Ao saber que estava com a pressão alta, disse que procuraria outro atendimento para tomar as providências necessárias. “Eu não sabia como estava e o profissional falou que era para eu estar sendo acompanhado”, afirmou ele. 

Aferição de pressão e teste de glicemia foram duas ações de promoção à saúde presentes à Feira

Em uma manhã de aferição de pressão e teste de glicemia, o técnico em Enfermagem do campus Petrolina Zona Rural, Carlos Henrique Aquino, afirmou que já era possível identificar alguns eventos preocupantes. “A gente consegue ter um parâmetro mais abrangente do quadro de saúde da nossa população estudantil e administrativa e, rapidamente, perceber quais são os fatores de risco, além de orientar a pessoa a fazer o monitoramento mais cauteloso da sua saúde”, destacou.

Além dos profissionais do Instituto, estudantes em formação contribuíram com a realização do evento, a exemplo da aluna do curso de Nutrição da UPE, Keila Mendes. A partir de um convite feito pela nutricionista do campus Petrolina, Otaviana Leal, quatro estudantes da Nutrição puderam adquirir experiências em ações de educação nutricional. 

Estudantes de Nutrição da UPE participaram da ação de educação nutricional

“Agora a gente começa a ter de fato integração entre as unidades do IF Sertão-PE em Petrolina e queremos estender isso cada vez mais aos campi”, destacou a servidora Cinara Holanda, uma das representantes da Comissão de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor presentes ao evento. De acordo com ela, a expectativa é que ações como a Feira de Saúde possam ocorrer com mais frequência e fortalecer a parceria com outras instituições da região. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300