Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Semana do Livro e da Biblioteca discute o cuidado terapêutico através dos livros

O cuidado terapêutico através dos livros. Essa é a proposta da biblioterapia, apresentada na manhã desta terça-feira (12), pela psicóloga Tereza Roberta Rodrigues, durante a Semana do Livro e da Biblioteca, realizada no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE

A partir de livros infantis, as duplas falaram de suas impressões e sentimentos

A partir de uma dinâmica com estudantes do 3º ano do Médio Integrado e servidores, a psicóloga apresentou um pouco do que seria a biblioterapia. “Os livros têm o poder de fazer com que a gente fale da gente”, afirmou Tereza Roberta Rodrigues. 

Dinâmica mostrou um pouco da biblioterapia

Divididos em duplas, os presentes escolheram livros, classificados como infantis, colocados à disposição aleatoriamente. Após a leitura, falaram de suas impressões, de histórias de vida associadas às temáticas apresentadas, de sentimentos. “Sempre trabalho com livros ditos infantis porque eles entram mais fácil, a pessoa racionaliza menos. A biblioterapia não é só ler o livro. É ler o livro e depois dialogar na expressão dos seus sentimentos, trocar com o outro, e também proporcionar uma forma que as pessoas se conheçam”, explicou a psicóloga. 

Estudantes e servidores após a realização da dinâmica

À medida que se falava das histórias, as pessoas traziam um pouco de si para o diálogo, formando uma cadeia de ideias e sensações. O estudante Luiz Gustavo trouxe do livro “A colcha de retalhos” a impressão de que devemos aproveitar e dar mais valor às pequenas coisas, que às vezes passam despercebidas mas são tão importantes. “Já tinha ouvido falar nesse livro e sempre quis ler. Gostei muito”, disse. 

A Semana do Livro e da Biblioteca teve início nesta segunda (11), com um bate-papo com a médica do campus Andreza dos Anjos, sobre o que é depressão, os mitos dos tratamento, o preconceito na hora de pedir ajuda ou falar sobre o assunto, dentre outras questões levantadas pelo público presente.

O evento segue até a próxima sexta-feira, com exibição de filmes e a semana do Perdão Solidário. 

Clique aqui para conferir a programação completa.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050