Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos do Ensino Médio em Informática apresentaram Projeto de Conclusão de Curso

Os discentes do Ensino Médio Integrado em Informática do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Anderson Pereira, Jonas Pereira, Antônio Erisson e Thiago Emanoel Oliveira apresentaram o Projeto de Conclusão de Curso (PCC). 

 

images/Campus_Ouricuri/2-Imagens/2017/junho/DSC_0025.JPG

Alunos que defenderam o Projeto de Conclusão de Curso

Saiba mais sobre o projeto de cada um deles:

Título: Automação da sirene escolar usando a plataforma Arduino

Aluno: Anderson Pereira

Objetivo do trabalho: O principal objetivo deste trabalho é possibilitar a automação da sirene escolar usando a plataforma Arduino, que é versátil e de baixo curso, e com isso viabilizar o controle de uma sirene no ambiente escolar, que irá proporcionar comodismo, versatilidade e praticidade ao usuário

 

Título: Automação de chocadeira de isopor com Arduino, vinculado a melhoria da interdisciplinaridade

Aluno: Jonas Pereira

Objetivo do trabalho:Tendo em vista solucionar a problemática encontrada nas dependências do campus, surgiu à ideia de unir projetos de duas turmas, informática e agropecuária, com os projetos de criação de chocadeira artificial de isopor, com a automação da mesma feita pela plataforma Arduino. Proporcionando metodologia diferenciada, com a integração de disciplinas de cursos diferentes, e utilização de matérias de baixo curso e fácil manuseio. Melhorando proporcionalmente o desempenho e produtividade dos alunos.

 

Título: Previsões de incidência de casos de Arboviroses no Nordeste Brasileiro

Aluno: Antônio Erisson

Objetivo do trabalho: Criar um modelo de neurônio artificial para previsão de incidência de casos de Arboviroses no Nordeste Brasileiro

 

Título: Um Modelo de Neurônio Artificial para Previsão do Índice Dow Jones 

Aluno: Thiago Emanoel Oliveira

Objetivo do trabalho: Investigar um modelo de neurônio artificial para previsão do índice Dow Jones, da bolsa de valores de Nova York. Conhecer o futuro do mercado de ações pode inúmeras vantagens, não só por diminuir a perda na realização de um investimento como para estudar o mercado em si, esse tema também desperta o interesse de pesquisadores que estudam a área de previsões de séries temporais.Mesmo com a variedade de modelos matemáticos e estatísticos para previsões de séries temporais ainda há a necessidade de se criar modelos com menor custo computacional e que sejam matematicamente simples.

Os dois primeiros projetos foram orientados por Roniedson Fernandes e os dois últimos por Ricardo Araújo. Além deles, os servidores Antônio Márcio Carvalho, Eziom Oliveira e Washington Lacerda participaram das bancas.

 

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99625-0014 / 99625-0156