Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE, Univasf, Uneb e UPE realizam exposição de resultados do ensino e dos projetos de pesquisa, inovação e extensão 

As alas de exposições do River Shopping, em Petrolina, e do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, ficaram, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), repletas de banners informativos sobre as experiências exitosas desenvolvidas pelas quatro instituições públicas locais de ensino técnico e superior. Em diálogo direto com a sociedade, estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) expuseram os principais resultados do ensino e dos projetos de pesquisa, inovação e extensão. 

 

No Juá Garden Shopping, em Juazeiro, a exposição fica aberta até as 22h desta sexta (20)

Entre os estudantes presentes, estava Bruno Alexandre da Silva, que cursa Licenciatura em Química no campus Petrolina do IF Sertão-PE. Para ele, apresentar os resultados alcançados pelas instituições é fundamental. “Acho importante mostrar porque é como se fosse uma prestação de contas do que a gente faz. Mostrar o quanto o IF impacta a região, formando professores de Química, Física, Computação, Música”, ressaltou. 

 

A exposição serviu como um momento de integração entre estudantes das quatro instituições de ensino superior 

Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Naiane dos Santos fez questão de ir ao River Shopping falar dos projetos que estão sendo realizados na instituição em que ela fez graduação e mestrado: a Univasf. “Houve um corte de 44% no orçamento da ciência e tecnologia e a gente precisa mostrar que se não tiver investimento nos projetos de pesquisa não tem como crescer e trazer desenvolvimento para as comunidades”, lembrou ela. 

Uma das pessoas que ouviu a exposição de Naiane foi o estudante de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Luiz Araújo. De passagem por Petrolina, ele destacou a relevância de partilhar informações sobre a universidade, “porque muita gente não tem noção do que se passa na universidade e esses projetos são bons pra mostrar que a universidade trabalha pra melhorar a vida do povo”. 

 

Prestar contas à sociedade foi o grande marco da atividade

A exposição de resultados do ensino e dos projetos de pesquisa, inovação e extensão do IF Sertão-PE, Univasf, Uneb e UPE faz parte das mobilizações em torno do Dia C da Ciência, que terá a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, 25 de outubro, como marco inicial de uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira. 

A WebTV Caatinga fez uma edição especial do programa “Univasf Debate”, que revela as áreas mais pesquisadas no Vale do São Francisco e como estão os investimentos e os impactos das pesquisas para a comunidade. Além do programa, a TV Caatinga produziu um vídeo de apresentação das Instituições, que pode ser visualizado aqui

A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Além de formar recursos humanos qualificados, as universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia públicos são responsáveis pela produção de 90% do conhecimento científico brasileiro.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350